+ - =
Biblioteca Oliveira Júnior

Biblioteca Digital

  
03
Fevereiro
2015

Os valores e o Holocausto

A biblioteca da escola Oliveira Júnior dedicou a semana de 26 a 30 de janeiro aos valores e ao Holocausto, para lembrar  as vítimas do genocídio do povo judeu.

Realizaram-se sessões de leitura dos livros  FUMO, direcionadas para o 5º,6º e 7º anos, e Desconhecido nesta morada, para o 10º, pelos alunos do 7º E e do 10º D,F eG, respetivamente.

Durante a semana, inauguraram-se duas exposições: Auschwitz, o campo de extermínio descoberto há 70 anos pelos aliados soviéticos, mais precisamente a 27 de janeiro de 1945, do fotógrafo Pedro Tavares  e Nada nos inquietará?, de Rui Apolinário que, com a docente de Filosofia Lurdes Lopes, orientou a palestra sobre a importância dos valores na nossa sociedade. Esta exposição evidencia a capacidade regeneradora da natureza, constituindo-se como metáfora da humanidade que, perante a adversidade, continua a dar sinais de esperança. Ambas podem ser visitadas até 28 de fevereiro.

Para que nunca mais aconteça!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
  
29
Dezembro
2014

Natal é quando...

As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior festejaram o Natal à volta dos livros e dos contos alusivos aos valores da solidariedade e amor fraternal, tão importantes nesta época, sensibilizando os mais novos para a necessidade, cada vez mais premente, de sermos bons e altruistas. A Feira do Livro de Natal, na sessão aberta aos encarregados de educação,  proporcionou a docentes, pais e filhos momentos agradáveis e até divertidos à volta desses valores.

Já na Festa de Natal, os docentes de Música, Português e Inglês do 2º ciclo, em parceria com a  Biblioteca, dinamizaram a Festa de Natal que marcou o fim do primeiro período. Mensagens e poemas alusivos ao Natal de Pessoa, Sophia, Gedeão, Sá-Carneiro e Ary dos Santos, entre outros,  foram intercalados com os christmas carols e outros cânticos portugueses, levando alegria e entusiasmo a todos os que assistiram. Das mensagens mais atuais aqui apresentadas, destacamos a de Malala Yousafzai que, na cerimónia da atribuição do Prémio Nobel da Paz,  em prol da educação das crianças desprotegidas em todo o Mundo afirmou: “One child, one pen, one book and one teacher can change de world”. Assim os governantes quisessem!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  

Pág. 5 de 28