+ - =
Biblioteca Oliveira Júnior

Novela Gráfica da Levoir

Neste início de ano letivo, a biblioteca recomenda...

Biblioteca Digital

16
Março
2015

Palavras do Mundo

A Semana da Leitura já arrancou em todo o agrupamento com a abertura da feira do livro Leya e exposição de narrativas gráficas, marcadores de livros e trabalhos produzidos no âmbito do Plano Nacional de Leitura, pelos alunos de todos os ciclos.

No primeiro ciclo, as turmas já começaram as atividades de animação da leitura, com pais e direção da escola, entre outras atividades. Na quarta-feira vão assistir ao encontro com Isabel Zambujal, autora de livros infantis.

Paralelamente, estão a decorrer as oficinas de poesia com Pedro Lamares, integradas na Campanha da Poesia à Mesa que coincide com a Semana da Leitura, numa conjugação muito feliz.

Na escola sede, nas manhãs de terça, quarta e quinta-feira, os alunos do 7º E, de Oficina de Leitura,  vão fazer leitura expressiva e encenada dos textos Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, O menino que escrevia versos, de Mia Couto e poesia de José Jorge Letria, na sala multiusos, para os alunos do 2º ciclo.

Na terça-feira, às 14h30, cinco turmas do 3º ciclo e  secundário, vão assistir ao espetáculo " Em Pessoa", pela Companhia  de Teatro de Braga, na Casa da criatividade, uma atividade integrada na Campanha da Poesia à Mesa.

Na sexta-feira, a escritora Ana Paula Oliveira vai realizar uma oficina de escrita de microcontos, na biblioteca da escola.

A semana terminará com a rusga poética, na biblioteca, pelo grupo de teatro da escola.

 

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
02
Março
2015

CNL Fase Distrital

A fase distrital do CNL ocorrerá na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, no dia 16 de abril de 2015.

Para o 3º CEB foram selecionadas as obras O senhor Henri, de Gonçalo M. Tavares e O estranhão de Álvaro Magalhães

Já para o Ensino Secundário as obras a concurso são Uma Menina está perdida no seu século à procura do pai, de Gonçalo M. Tavares e

Experiência Antárctica: Relatos de um cientista polar português, de José Xavier.

Aos concorrentes desejamos excelentes leituras!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
  
03
Fevereiro
2015

Os valores e o Holocausto

A biblioteca da escola Oliveira Júnior dedicou a semana de 26 a 30 de janeiro aos valores e ao Holocausto, para lembrar  as vítimas do genocídio do povo judeu.

Realizaram-se sessões de leitura dos livros  FUMO, direcionadas para o 5º,6º e 7º anos, e Desconhecido nesta morada, para o 10º, pelos alunos do 7º E e do 10º D,F eG, respetivamente.

Durante a semana, inauguraram-se duas exposições: Auschwitz, o campo de extermínio descoberto há 70 anos pelos aliados soviéticos, mais precisamente a 27 de janeiro de 1945, do fotógrafo Pedro Tavares  e Nada nos inquietará?, de Rui Apolinário que, com a docente de Filosofia Lurdes Lopes, orientou a palestra sobre a importância dos valores na nossa sociedade. Esta exposição evidencia a capacidade regeneradora da natureza, constituindo-se como metáfora da humanidade que, perante a adversidade, continua a dar sinais de esperança. Ambas podem ser visitadas até 28 de fevereiro.

Para que nunca mais aconteça!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  

Pág. 6 de 29