+ - =
Biblioteca Oliveira Júnior

Biblioteca Digital

16
Novembro
2014

Mostra Cultural e Gastronómica

Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior festejou o S. Martinho com a grande Mostra Cultural e Gastronómica congregadora de múltiplas atividades educativas, lúdicas e gastronómicas.

O grupo de Português/Inglês do 2º ciclo, fez uma exposição de trabalhos sobre o S. Martinho, na zona de Leitura informal da Biblioteca, que ficou muito bem enquandrada por elementos decorativos alusivos à produção das castanhas.


Paralelamente, a biblioteca realizou o torneio de Scrabble que tem sido procurado sobretudo pelos alunos do Ensino Básico. O Scrabble é um excelente jogo didático para desenvolver o vocabulário, a ortografia, o raciocínio matemático e a estratégia. Quando já se dominam bem as regras o jogo é muito interessante.


Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
16
Novembro
2014

FlashBib para captar a leitura

Durante o Mês Internacional  da  Biblioteca Escolar, os alunos do Agrupamento Oliveira Júnior participaram no concurso FlashBib, captando imagens originais e criativas de momentos de leitura nas escolas e bibliotecas, uma das atividades planeadas para  comemorar  o mês.

Os alunos da escola dos  Ribeiros, dos mais pequenos, do Pré-Escolar, aos mais crescidos, do 4º ano, revelaram os seus dotes fotográficos e, dando  asas à criatividade, fotografaram-se num dos espaços onde mais gostam de estar – a Biblioteca Escolar.

Os três melhores flashes serão eleitos durante o mês de novembro.

Vejam o pormenor da exposição.

Carla Almeida

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
10
Novembro
2014

Concurso Nacional de Leitura 2014/2015

O concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do PNL que propõe um desafio às competências de expressão escrita e oral dos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário das escolas públicas, privadas e EPE. O processo decorre em três fases distintas, ao longo do ano lectivo, e culmina numa Final Nacional em que são apurados os vencedores em cada um dos níveis de ensino. O objetivo central deste concurso é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Na primeira fase, nas escolas, os alunos são convidados a ler as obras para cada ciclo e a participar na eliminatória concebida para o efeito.

A nossa escola escolheu O gato de Uppsala, de Crsitina Carvalho, e Irmão Lobo de Carla Maia de Almeida, para o Ensino Básico.  Jesusalém, de Mia Couto e Para onde vão os guarda-chuvas, de Afonso Cruz para o Ensino Secundário.

Leia e participe!

 

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
31
Outubro
2014

O livro-em-branco e as letras atrevidas

O Dia Nacional da Biblioteca Escolar foi assinalado na Oliveira Júnior com a animação do conto O livro-em-branco e as letras atrevidas, de Fátima Effe & Zé-Luís. A equipa da biblioteca, encenou esta atividade de sensibilização para a leitura e a escrita, com alguns alunos do 5º F e E, dirigida aos colegas do 5º ano.

A história, contada de forma expressiva e dramática, revela que o protagonista, um bonito livro verde, tinha um defeito grave de nascença: não tinha história para contar…. Imagine! Não tinha letras!

Esta revelação suscitou as mais variadas reações das letras que acabam por se unir,  na tentativa de escrever o livro… E mais não podemos revelar.

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  

Pág. 6 de 28