+ - =
Biblioteca Oliveira Júnior

Novela Gráfica da Levoir

Neste início de ano letivo, a biblioteca recomenda...

Biblioteca Digital

10
Novembro
2014

Concurso Nacional de Leitura 2014/2015

O concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do PNL que propõe um desafio às competências de expressão escrita e oral dos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário das escolas públicas, privadas e EPE. O processo decorre em três fases distintas, ao longo do ano lectivo, e culmina numa Final Nacional em que são apurados os vencedores em cada um dos níveis de ensino. O objetivo central deste concurso é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Na primeira fase, nas escolas, os alunos são convidados a ler as obras para cada ciclo e a participar na eliminatória concebida para o efeito.

A nossa escola escolheu O gato de Uppsala, de Crsitina Carvalho, e Irmão Lobo de Carla Maia de Almeida, para o Ensino Básico.  Jesusalém, de Mia Couto e Para onde vão os guarda-chuvas, de Afonso Cruz para o Ensino Secundário.

Leia e participe!

 

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
31
Outubro
2014

O livro-em-branco e as letras atrevidas

O Dia Nacional da Biblioteca Escolar foi assinalado na Oliveira Júnior com a animação do conto O livro-em-branco e as letras atrevidas, de Fátima Effe & Zé-Luís. A equipa da biblioteca, encenou esta atividade de sensibilização para a leitura e a escrita, com alguns alunos do 5º F e E, dirigida aos colegas do 5º ano.

A história, contada de forma expressiva e dramática, revela que o protagonista, um bonito livro verde, tinha um defeito grave de nascença: não tinha história para contar…. Imagine! Não tinha letras!

Esta revelação suscitou as mais variadas reações das letras que acabam por se unir,  na tentativa de escrever o livro… E mais não podemos revelar.

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
26
Outubro
2014

Lugares de Infinito

Rui Apolinário, autor da exposição de Fotografia Lugares de Infinito, esteve na escola Oliveira Júnior com os alunos do 10º e 11º ano de Fotografia, para partilhar o novo projeto que, nesta fase ainda embrionária, explorou duas livrarias, a centenária Livraria Sá da Costa, do Chiado e a Livraria Chaminé da Mota, da rua das Flores do Porto. Ficamos a saber que o fotógrafo vai continuar a explorar o conceito de infinito, noutros lugares e espaços igualmente ricos em sentido e experiências de vida. Já no final, os alunos aproveitaram a experiência de Rui Apolinário para esclarecer questões técnicas e descobrir as "máquinas", antigas e atuais, que foram exibidas.

Os docentes Pedro Fernandes e Lurdes Lopes acompanharam os alunos, nesta iniciativa para celebrar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e suscitar diferentes olhares/leituras do mundo.

Visite-nos!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
20
Outubro
2014

7º Encontro de Ilustração de São João da Madeira

Em São João da Madeira, o mês de outubro já está associado ao encontro anual de ilustração. Neste primeiro dia do 7º encontro, a organização trouxe Renata Rafaela Pascoal e Fernando Pérez Hernando à  Escola B/S Oliveira Júnior, iniciando o ciclo de oficinas pedagógicas de ilustração, com animação de personagens, na turma de 10º ano de Multimédia e a criação de “Moscas Gordas”, no 5º C, respetivamente.

O programa envolve toda a comunidade educativa e tem oferta de atividades muito diversificadas.

Consulte-o em  http://www.fsjm.pt/pt/programa-ilustracao.

Participe!

 

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  

Pág. 7 de 28