+ - =
Biblioteca Oliveira Júnior

Novela Gráfica da Levoir

Neste início de ano letivo, a biblioteca recomenda...

Biblioteca Digital

  
29
Dezembro
2014

Natal é quando...

As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior festejaram o Natal à volta dos livros e dos contos alusivos aos valores da solidariedade e amor fraternal, tão importantes nesta época, sensibilizando os mais novos para a necessidade, cada vez mais premente, de sermos bons e altruistas. A Feira do Livro de Natal, na sessão aberta aos encarregados de educação,  proporcionou a docentes, pais e filhos momentos agradáveis e até divertidos à volta desses valores.

Já na Festa de Natal, os docentes de Música, Português e Inglês do 2º ciclo, em parceria com a  Biblioteca, dinamizaram a Festa de Natal que marcou o fim do primeiro período. Mensagens e poemas alusivos ao Natal de Pessoa, Sophia, Gedeão, Sá-Carneiro e Ary dos Santos, entre outros,  foram intercalados com os christmas carols e outros cânticos portugueses, levando alegria e entusiasmo a todos os que assistiram. Das mensagens mais atuais aqui apresentadas, destacamos a de Malala Yousafzai que, na cerimónia da atribuição do Prémio Nobel da Paz,  em prol da educação das crianças desprotegidas em todo o Mundo afirmou: “One child, one pen, one book and one teacher can change de world”. Assim os governantes quisessem!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
16
Novembro
2014

Mostra Cultural e Gastronómica

Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior festejou o S. Martinho com a grande Mostra Cultural e Gastronómica congregadora de múltiplas atividades educativas, lúdicas e gastronómicas.

O grupo de Português/Inglês do 2º ciclo, fez uma exposição de trabalhos sobre o S. Martinho, na zona de Leitura informal da Biblioteca, que ficou muito bem enquandrada por elementos decorativos alusivos à produção das castanhas.


Paralelamente, a biblioteca realizou o torneio de Scrabble que tem sido procurado sobretudo pelos alunos do Ensino Básico. O Scrabble é um excelente jogo didático para desenvolver o vocabulário, a ortografia, o raciocínio matemático e a estratégia. Quando já se dominam bem as regras o jogo é muito interessante.


Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
16
Novembro
2014

FlashBib para captar a leitura

Durante o Mês Internacional  da  Biblioteca Escolar, os alunos do Agrupamento Oliveira Júnior participaram no concurso FlashBib, captando imagens originais e criativas de momentos de leitura nas escolas e bibliotecas, uma das atividades planeadas para  comemorar  o mês.

Os alunos da escola dos  Ribeiros, dos mais pequenos, do Pré-Escolar, aos mais crescidos, do 4º ano, revelaram os seus dotes fotográficos e, dando  asas à criatividade, fotografaram-se num dos espaços onde mais gostam de estar – a Biblioteca Escolar.

Os três melhores flashes serão eleitos durante o mês de novembro.

Vejam o pormenor da exposição.

Carla Almeida

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  

Pág. 7 de 29