+ - =
Biblioteca Oliveira Júnior

Biblioteca Digital

10
Junho
2014

Concurso Nacional de Leitura em Oliveira do Bairro

2 de maio de 2014.
Chegara o dia do Concurso Nacional de Leitura a realizar em Oliveira do Bairro. Éramos quatro, as alunas participantes, sendo duas do ensino básico e duas do secundário.
O dia acordara soalheiro e, às 8h e 30m, sorridentes e esperançadas no sucesso, de livros na mão para uma última leitura, lá partimos rumo ao Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, onde se desenrolaria toda a atividade inerente à segunda fase deste Concurso.
Quando lá chegamos, ainda faltava 1h e 30m para o começo, mas como o espaço era bonito e acolhedor, eis que se bateram as primeiras fotos. Percorremos o lugar e, diante dos nossos olhos, surgem vários figurantes dando vida a autores portugueses como Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Eça de Queirós, entre outros.
Havia alunos de todo o distrito de Aveiro e o convívio foi muito interessante. Por volta das 10h e 45m lá entramos para o auditório. Meu Deus, tanta gente! Eram cerca de 300 jovens, pertencentes a níveis de escolaridade diferentes, que iam do 7º ao 12º ano. A prova teve uma duração de 45 minutos e foi constituída por vinte questões incidentes sobre as obras «A Mãe que chovia» de José Luís Peixoto e «O Senhor Valéry» de Gonçalo M. Tavares, isto para o básico. Havia ainda uma questão de desenvolvimento sobre a nossa preferência relativamente aos livros em análise.
Entretanto, os docentes que nos acompanharam, participaram numa visita guiada ao Museu Etnográfico de Oliveira do Bairro.
No final da primeira parte, houve um almoço que consideramos muito bom, variado e com boas iguarias.    Foi um bom momento de convívio!
Às 15h e 30m voltamos para o interior do auditório e aí foram anunciados os vencedores da prova escrita do secundário e a realização da prova oral. Posteriormente o mesmo aconteceu com o terceiro ciclo.
Apesar de não termos chegado à final, todos regressamos mais ricos, mais cientes das tarefas a desenvolver neste tipo de concurso, tendo assistido a bons exemplos para o futuro e sobretudo com uma enorme vontade de voltar a concorrer.
Foi um dia empolgante e muito divertido para todos.
Leonor Gandra

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
22
Maio
2014

Feira de Banda Desenhada

A Rede de Bibliotecas Escolares de São João da Madeira convida toda a comunidade  a visitar a exposição de Banda Desenhada resultante dos trabalhos produzidos no âmbito do Projeto Educativo Municipal.

Em simultâneo decorrerá a Feira de Banda Desenhada que vai decorrer de 26 a 30 de maio, na Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior.

Visitem-nos!

 

 

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
17
Abril
2014

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Este ano, a imagem da DGLAB é da autoria da Lupa Design (Danuta Wojciechowska e Joana Paz).

Leiam mais em http://www.unesco.org/new/en/wbcd#sthash.UQ2eXphY.dpuf

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
27
Março
2014

Semana da Leitura: a festa da poesia!

Ser poeta, de Florbela Espanca ,  (Mariana Pádua, Maria Fountura ); Diário de bordo, de Jorge Sousa Braga; Pedra Filosofal, de António Gedeão, (Maria Francisca e Carolina); Mulheres,  de Sophia de Mello Breyner; Apontamento, de Álvaro de Campos (Mara e Joana); O sorriso,  de Eugénio de Andrade; Chuva, de Jorge Fernando Pelos Unknown; Calçada de Carriche, António  Gedeão; Verdes são os campos, de Camões  (Mariana Silva)

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  

Pág. 9 de 28