+ - =
Biblioteca Oliveira Júnior

Novela Gráfica da Levoir

Neste início de ano letivo, a biblioteca recomenda...

Biblioteca Digital

12
Setembro
2017

Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas de São João da Madeira

A Rede de Bibliotecas Escolares procedeu à formalização da Rede Concelhia de São João da Madeira, com a assinatura da "Carta de Compromisso da Rede de Bibliotecas Escolares Concelhia" que contou com a presença do Secretário de Estado da Educação João Costa, do presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis,  Isidro Figueiredo, Teresa Santa Clara (RBE), Elisabete Carvalho (CIBE), Carla Tavares (DSRN) e  José Rosa (AVCOA), bem como de  todos os diretores dos agrupamentos do EDV e presidentes ou representantes das autarquias da região.
Os signatários da presente carta de compromisso, assumindo a natureza da Rede de  Bibliotecas de São João da Madeira,  declaram-se empenhados em garantir o seu funcionamento enquanto estrutura de cooperação, aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, através da concretização dos seguintes objetivos:
- Desenvolver mecanismos e estratégias comuns de suporte à formação, à investigação e à difusão cultural que sejam adequados aos recursos e princípios internacionais e nacionais estabelecidos para os diferentes tipos de bibliotecas;
- Promover e estreitar a ligação entre os responsáveis da comunidade educativa local e restantes parceiros na prossecução dos objetivos da Rede de Bibliotecas deste concelho;
- Dinamizar projetos de cooperação na área das bibliotecas, tendo em vista a promoção da leitura e das literacias na comunidade local;
- Fomentar a formação e melhoria de práticas das equipas e responsáveis pelas bibliotecas no âmbito da organização, gestão, animação e dinamização das bibliotecas;
- Criar e manter espaços na Web, do tipo Portal ou outros, que efetivem o acesso da comunidade à informação e recursos disponíveis nas bibliotecas, e estimulem a produção e difusão das ações desenvolvidas em conjunto;
- Constituir e manter em linha o catálogo coletivo das bibliotecas do concelho;
- Fomentar o empréstimo interbibliotecas e partilha de recursos.


Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
12
Setembro
2017

Novela Gráfica da Levoir

Neste início de ano letivo, a biblioteca recomenda a leitura de géneros diversificados e sugere a nova coleção de novelas Gráficas do jornal Público/Levoir. São 15 volumes em edição de coleccionador a não perder. Obras imprescindíveis, autores nunca antes editados em Portugal, histórias autobiográficas, percursos pela História, pela literatura, pelo universo dos vinhos, por mundos distópicos, muito por descobrir e por onde escolher.

 

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
05
Outubro
2016

Aprende a descodificar o teu mundo

 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)

 

O Mês Internacional da Biblioteca Escolar iniciou com o espetáculo "Ele tem uma guitarra e eu não tenho nada" do grupo Estupendo Inuendo, nos paços da Cultura, promovido pela Biblioteca Municipal/Rede de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira.


Foi de uma forma muito animada que cerca de 400 alunos do 1º e 2º ciclos, dos agrupamentos de escolas de S.João da Madeira, iniciaram as atividades que vão decorrer ao longo do mês de outubro em todas as bibliotecas da cidade.

No Agrupamento Oliveira Júnior, os novos alunos vão receber formação para poderem aproveitar ao máximo os recursos documentais disponibilizados, bem como conhecer os regulamentos para um uso eficaz quer dos recursos, quer dos diferentes espaços da biblioteca escolar.

A Feira do livro usado também já está marcada para o final do mês na Biblioteca Municipal e, desde já, solicitamos a colaboração de todos os que quiserem oferecer livros para a nossa feira.

Um bom ano e boas leituras!

 

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  
02
Maio
2016

Concurso Nacional de Leitura Fase Distrital

As alunas Margarida Aguiar da Escola João da Silva Correia e Inês Santos, da Oliveira Júnior, foram distinguidas na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (CNL), com o primeiro prémio e menção honrosa  respetivamente.

As equipas de São João da Madeira estiveram em foco na prova do ensino secundário  que decorreu na Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis, no dia 27 de abril. Os participantes leram as obras “Contos” de Vergílio Ferreira e “A Instrumentalina”,  de Lídia Jorge, no ensino básico.  “Aparição” de Vergílio Ferreira e “Emigrantes” de Ferreira de Castro, no ensino secundário.  Os três agrupamentos levaram 21 alunos do ensino básico e secundário a Oliveira de Azeméis, acompanhados pelas professoras bibliotecárias das respetivas escolas.

O CNL revelou-se um programa de promoção da leitura de sucesso que todos os anos mobiliza centenas de alunos e professores de todo o país e no estrangeiro (da esfera de influência do Camões IP), no decorrer das três fases do programa.

Parabéns à nossa Inês e aos restantes participantes, docentes de português e toda a comunidade educativa sanjoanense.

 

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
  

Pág. 3 de 30