+ - =
Biblioteca Oliveira Júnior

Novela Gráfica da Levoir

Neste início de ano letivo, a biblioteca recomenda...

Ética da Informação

Ética da Informação para jovens utilizadores da Biblioteca Escolar

 

Numa linguagem simples e dirigida aos alunos do 3º ciclo, elaborámos um documento sobre Ética da Informação, inspirado no cartaz da Comissão Nacional de Protecção de Dados, que visa, fundamentalmente, sensibilizar os alunos para algumas questões éticas que desconhecem e práticas incorrectas que, por já estarem de certa forma “banalizadas”, não deixam de estar erradas. E como a ética também se ensina e é fundamental ao desenvolvimento saudável dos jovens, deixo em anexo o documento que pode ser usado, melhorado e enriquecido, para esse fim.

 

Em termos didácticos, este projecto foi concebido para ser utilizado nas aulas de Área de Projecto de TIC; no 8º ano do Ensino Básico, nas aulas de Filosofia/Área de Integração sobre Ética ou outras afins do 10º ano; nas aulas de Estudo Acompanhado servindo como ponto de partida para uma reflexão conjunta ao nível da turma; em sessões da biblioteca, à semelhança das que realizámos sobre Avaliação de Páginas da Internet, por exemplo; autonomamente, pelos alunos, que podem consultá-lo na página da escola assim como pelas famílias dado que foi divulgado numa sessão com os pais, no Dia Internacional da Biblioteca Escolar.

 

Em complemento de actividade, para os jovens, recomendo a leitura de Ética para um jovem, de Fernando Savater.

 

Coordenadora da BE da Escola Oliveira Júnior de S. João da Madeira

 


 

Segurança na Internet

Veja aqui a selecção de endereços web que considerámos úteis


 

BIG 6 – Modelo de orientação para trabalhos de pesquisa

O BIG6 é o modelo de orientação para trabalhos de pesquisa , adoptado no agrupamento, para resolver problemas de informação. Trata-se de um guia orientador de qualquer pesquisa que exija a consulta e o recurso à informação.

Antes de iniciar o trabalho de pesquisa/projecto, consulte esta apresentação e garantimos-lhe que as dificuldades sentidas na planificação serão ultrapassadas, se forem seguidas as seis etapas deste processo.

(Adaptação do original de Michael Eisenberg and Robert E. Berkowitz, 1986)

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF